quinta-feira, janeiro 08, 2009

Roger Corman




Na altura de reis, decidi hoje não falar de um filme, mas precisamente do rei dos “ B’s “. Agora que metade dos que liam, já se foi embora devido ao tema a que me refiro, digo o seu nome, Roger Corman. Apesar de todo o preconceito que rodeia todo este género, sem pretensões snobes que muitas vezes rodeiam que ama o cinema independente ou as aspirações artísticas de um realizador da moda, este é o verdadeiro cinema de massas, feito com baixos custos para ser consumido por quem não tem poder de compra. Quer se queira ou não, apesar dos baixos custos podemos observar dentro do género os mais belos exemplos de cinema de qualidade. Entre eles, quem melhor e mais eficientemente usou os recursos ao seu dispor é Corman. Realizou sempre dentro dos géneros que mais gosto, desde o Horror, até ao crime e a ficção científica. Aluno de Oxford, deixou a faculdade para seguir o sonho de realizar e produzir, aproveitou uma oportunidade em Hollywood, e as suas qualidades de dirigir tornaram-no uma referência. É dos mais influentes realizadores de sempre, sendo ele quem deu oportunidade de brilhar aos mais brilhantes realizadores americanos do pos guerra, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Ron Howard, Peter Bogdanovich, Jonathan Demme, Donald G. Jackson, Joe Dante, James Cameron, entre outros. Foi também ele que levou à ascençao actores como Jack Nicholson, Peter Fonda, , Michael McDonald, Dennis Hopper, Talia Shire, ou Robert De Niro.
Os seus filmes marcaram épocas, como o Wild Angels, que com o Vanishing Point e o Easy Rider, formam as obras que definiram o espírito dos 60’s, a Contracultura.





Dez anos antes, lançou vários filmes de Sci-Fi que hoje são referencia e ícones do género. Não vos falarei certamente do Attack of the crab Monsters como uma grande obra cinematográfica, mas diria que o dilema exposto no Not of This Earth é soberbo, uma visão filosófica sobre a hipotética vida Extra terrestre. Bem sei que parece estranho pensar que pode haver filosofia e E.T’s mas por via das dúvidas vejam o filme para depois eu ter alguém com quem debater.





Muitos querem negar o que Corman representa, e apagar da historia este tipo de cinema, estou aqui para que não seja esquecido, e sugiro ao cineclube abraçar no futuro um filme dele, uma forma de dizer aqueles que nos apontam de elitistas que afinal temos, todos os géneros para todos os gostos.




para mais info: Wikipedia


para ver a sua obra completa: mandar-me um email com o filme que querem ver. Custos: 0.60cent já com iva

Sem comentários: