quinta-feira, abril 17, 2008

Caros amigos do cineclube,

O cineclube é de todos. Não é da direcção, mas sim de todas as pessoas que para ele contribuem de alguma forma, seja pela presença nas sessões, seja pela contribuição enquanto sócios, seja pela ajuda na preparação da sala, na publicidade, em todos os demais encargos que existem quando há um projecto deste género.
Uma das formas pelas quais todos podem contribuir, é vendo cinema. Pura e simplesmente, ver cinema e falar sobre ele. O nosso objectivo é fomentar o cinema, difundir a cultura, levar ao público obras que não seriam vistas de outra forma. Inspirar o pensamento crítico, criar novas perspectivas de apreciar filmes, de conhecer génios criativos e técnicos exímios. Queremos exigir de todos uma participação activa, e não uma mera atitude passiva.

Estão todos convidados, assim, a fazer críticas de filmes que vejam e que achem que se enquadra no espírito do cineclube (excluem-se assim as sagas American Pie, Scream, Porky's, etc.), sejam novidades ou clássicos, e a enviar-nos por email (cineclubefdup@gmail.com). De acordo com a qualidade e o volume das críticas (sim, centenas...), serão publicadas no blog. Caso haja ataques súbitos de timidez, lembrem-se que ninguém julga ninguém, que ninguém é perito ou crítico profissional de cinema, e que o objectivo é precisamente desenvolver a capacidade crítica de todos. Arrisquem!

1 comentário:

Anónimo disse...

Fui ver o Valkyria nestas férias. O ultimo filme do Tom cruise. Fui ver mais pelo facto de ja ter ouvido a historia da operação valquiria umas 20 vezes, e queria tar a ver qualquer coisa que relaxasse.

O filme é fiel à historia. A maneira como os eventos se dão é-nos trasmitida com bastante dinamica, no entanto o papel do Tom cruise,(coronel Shtauffenberg) não é o melhor.
Ainda que mostre realmente a frustraçao de um homem desiludido com o regime, o problema é que mostra uma visão demasiado patriotica... talvez muito exagerada e actual da situação de então.

Muita acção num filme divertido e bom para quem não conheça a historia da operação Valkyria vale a pena ver. Aconselho ver, ainda que a performance do tom cruise seja um pouco aquem das minhas expectativas