
Whatever works foi dos filmes que mais gozo me deu ver nos últimos tempos e também um dos melhores Woody Allen em tempos mais recentes (não olvidando o fabuloso Match Point (2005) e, eventualmente, o Cassandra's Dream (2007), que não vi). É um Woody Allen que toca no mesmo humor neurótico dos inevitáveis Annie Hall (1977), Midsummer Night's Sex Comedy (1982) ou Manhattan (1979), mas muito mais arejado; a neurose é a mesma, mas a perspectiva é agora outra, bem mais descontraída e optimista.
Inacreditavelmente, o youtube não tem (ou eu não encontrei) aquela que para mim é a melhor cena do filme: quando Boris (Larry David) desce as escadas exclamando "Vou morrer, vou morrer, eu vou morrer!", e a mulher, preocupada, lhe pergunta "queres que chame uma ambulância?". Ele abana muito a careca dizendo "não, não, não é isso, não estás a perceber, eu um dia vou morrer!".
A esta se segue imediatamente outra cena sublime, quando Boris e a mulher iniciam um diálogo cuja conclusão, feita por Boris, é qualquer coisa como "apaixonámo-nos de uma forma perfeitamente racional: gostávamos da mesma literatura, da mesma música, da mesma arte; fez tanto sentido, foi tão racional, que deu nisto".
(Perdoem-me a muito provável adulteração grosseira dos diálogos, mas a culpa é mesmo do youtube. E transcrito perde metade da piada, bem sei).
2 comentários:
"Oh the horror, the horror, the horrror!" :)
Eles começam o filme logo com um diálogo impressionante que mete tanta frase feita que torna toda a situação cómica devido à convicção com que o Larry David fala... ele está perfeito a encarnar a típica personagem que caberia ao woody allen. Gostei mesmo muito do filme, acho que o vicky cristina não tinha sido tão bem conseguido em comparação com outros que já vi dele.
"The horror!", precisamente:)
Eu achei o "Vicky Cristina" mesmo muito fraquinho. E o "Scoop" idem (tirando aquela cena da Scarlett em fato de banho vermelhão). Mais antigo, mas já deste milénio, gostei muito da "Maldição de Jade" (acho que é assim a tradução): http://www.imdb.com/title/tt0256524/
Enviar um comentário