segunda-feira, março 08, 2010

Convites para antestreia - Cinerama

Caros cineclubistas, temos 10 bilhetes duplos para esta antestreia. Enviem um email para o já habitual cineclubefdup@gmail.com, com o vosso nome e nr. de telefone. Os convites podem depois ser levantados nas bilheteiras do Cidade do Porto!


CINERAMA

um filme de Inês Oliveira

com Diogo Dória, Ricardo Aibéo, António Fonseca, António Poppe, Rita Loureiro, João Cabral, Rita Durão, Pedro Hestnes


Mostra Internacional de Cinema de São Paulo > Selecção Oficial em Competição

Festival de Premiers Plans, Angers > Selecção Oficial, Fora de Competição


terça-feira, 9 de Março
21h45
Cinema Cidade do Porto
Sala 1


Nota de intenções da realizadora

O que me aconteceu neste filme foi criar caminhos e percorrê-los ao mesmo tempo.

Observei problemáticas que se prendem com a viragem de século (neste caso até de um milénio), comparei-as com as do século passado: a passagem de um “mundo” para outro (revolução industrial, novas ideologias construídas em cima das ruínas das anteriores…). Observei também a hipótese que o mundo globalizado de hoje oferece a quem quer viver à margem, por exemplo, numa Ìndia imaginária. Poder gritar à vontade e não ser ouvido – é uma angústia do nosso tempo.

Não desenvolvo uma narrativa linear, convencional, mas lanço uma: o rapto do director de uma empresa. Um acto vão, inconsequente, ignorado, abafado. Quantas são as narrativas que nos lançam diariamente as televisões e jornais, com protagonistas, antagonistas, intrigas e personagens secundárias, que depois nunca se desenvolvem ou desenlaçam? O absurdo ganha à lógica?

Apesar do cinema ser uma arte do tempo e do espaço, este filme é acima de tudo uma construção em três actos, três “écrans” de cinerama, que se aglutinam, contradizem e justapõem. Não se sintetizam. Implodem.


Inês Oliveira

http://www.cinerama-filme.com/

Sem comentários: