quarta-feira, maio 11, 2011

em jeito de balanço


O Cineclube FDUP fechou ontem a sua programação deste ano com o formidável "Buffalo 66", numa sessão com uma audiência de mais de 20 espectadores.

Num ano importante para o Cineclube, e com tantas pedras (pedregulhos, por vezes!) no caminho, as sessões decorreram a bom ritmo, procurando-se, como tem sido hábito, tocar em várias filmografias, estéticas e épocas.

Começámos com "ANIMAL HOUSE", um clássico da comédia norte-americana de fins de 70, da autoria de John Landis. Fomos depois até às produções independentes, primeiro com um autor francês contemporâneo (Xavier Giannoli, em "A L'ORIGINE", 2009), mais tarde com um dos pais (e mestres) do cinema "indie" norte-americano, John Cassavetes, em "FACES" (1968). E falar em Cassavetes é também associá-lo, de certa forma, à Nouvelle Vague que ia irrompendo do lado de cá do Atlântico, a qual esteve representada pela mão de Agnès Varda com "CLÉO DE 5 À 7" (1962), onde as deambulações da personagem principal pela Paris dos anos 60 sugerem, como na sinopse que por aqui disponibilizámos, um certo contraponto com a icónica Jean Seberg de "À bout de souffle".
A terminar, e voltando ao cinema independente norte-americano, fechámos com "BUFFALO 66", primeira longa-metragem de Vincent Gallo, para muitos um dos melhores filme das cena indie em 2010.


Num ano com muitas saídas e entradas, o Cineclube FDUP não perdeu a sua dinâmica e viu mesmo as suas sessões a aumentarem o número de espectadores, o que só nos pode encher a todos de orgulho. Sinal encorajador, pois, para continuarmos a ser um local aberto de apreensão e crítica cinematográfica, tarefa importante sobretudo quando o ar que se respira nas salas de cinema do Porto é, com as devidas excepções, cada vez mais rarefeito.

Bons filmes!
Francisco.


*Como alguns já terão reparado, a DVTECA do Cineclube FDUP foi temporariamente encerrada na Biblioteca da FDUP. Assim que haja novidades, daremos informações!

1 comentário:

MJ disse...

Parabéns pelo semestre :)
Em frente é o caminho!
Beijinhos