sexta-feira, outubro 01, 2010

Tamara Drewe



Se comédia romântica ainda quer dizer alguma coisa nos dias de hoje, então apressem-se a ver o divertido Tamara Drewe (2010, de Stephen Frears), porque pode não faltar muito para o conceito se descerebrar por completo...

nota1: O filme é baseado na banda desenhada com o mesmo nome publicada no jornal inglês Guardian.
nota2: A música que passa no trailer é óptima - é da Lilly Allen mas não me recordo agora do nome.

3 comentários:

Tiago Ramos disse...

Eu sou fã de Stephen Frears e gostei bastante de TAMARA DREWE. Vi a antestreia e era dos poucos a rir-me ou a gostar do filme, o restante estava tudo entediado. O filme tem sido alvo da crítica portuguesa, de forma negativa, mas eu gostei bastante dentro do género comédia ligeira.

Já agora, a música da Lily Allen chama-se "The Fear".

Francisco disse...

Olá!

Sim, também já notei que a crítica não tem sido simpática com o filme. Mas penso que é uma boa comédia, com alguns momentos bastantes divertidos, personagens densas e bem trabalhadas [sobretudo os dois escritores (o best-seller e o académico falhado - este último muito woodyallenesco) e a mulher do primeiro deles] e um final muito interessante - a cena das vacas , primeiro, e logo de seguida a do tiro - onde o filme atinge o seu climax e em que moral e culpa "atacam" uma das últimas personagens-honestas que sobrevivem no filme.

Penso que por baixo dessa "comédia ligeira", como muito bem disseste, são levantadas algumas questões bem interessantes - além das que referi atrás, outras como por ex.: a rockstar supostamente "alternativa" e "excêntrica" que chama de "freak" a tudo o que é intelectual ou bizarro; o fenómeno das groupies (assustador, no caso); a vida e manias dos literatos (mais ou menos bem sucedidos); o seu espanto, quase provinciano, com as "maravilhas" do campo; etc.

Ah, e depois ainda há aqueles deliciosos "palavrões" do Nicholas quando junta comida e calão. :)

Francisco.

Francisco disse...

Aqui está uma crítica interessante sobre o filme (não assim tão negativa): http://dacasaamarela.blogspot.com/2010/09/tamara-drew.html