terça-feira, março 10, 2009

Butch Cassidy and the Sundance Kid - Crítica

Quando pensava já ter visto de tudo, acabei surpreendido com o que menos esperava, um western. O mais bem disposto western de todos os tempos, quero acreditar.
'Butch Cassidy and the Sundance Kid' recriou todo este velho estilo de cinema americano, tornando-o mais leve, acessível, mas nem por isso menos bem conseguido, cativante e sublime.
À data da sua estreia, em 1969, este filme teve um enorme sucesso, arrecadando um vasto leque das mais variadas críticas. Enquanto uns o acusam de ter desvirtuado parte da história e cultura norte-americana, outros intitulavam-no de inovadora obra-prima. Os últimos vingaram…
Com a realização a cargo do George Roy Hill, este moderno western mostra todo um extenso rol de inovações, temáticas e técnicas. Agora, os cowboys não mais são sisudos forasteiros, sem amigos ou outros sonhos que não roubar e pilhar, sendo retratados como mais afáveis, descontraídas e imperfeitas personagens. Mais humanos.
As marcantes interpretações de Paul Newman e Robert Redford, à altura já ícones vivos do cinema norte-americano, muito pesam nesta inesperada reviravolta no género western. A amizade com traços de irmandade que os dois cultivavam na vida real “escorreu” para o grande ecrã, resultando numa perfeita simbiose de interpretações. Dá prazer vê-los juntos a roubar bancos e fugir ás autoridades. A sério que dá.
Um inesperado e inteligente humor acompanha as duas personagens ao longo de todo o filme, e tende a aproximar o espectador de todo o enredo e aventura, ao contrário do habitual western, sempre “gelado” nos mais inóspitos desertos do Velho Oeste.
Como disse, também os amantes da técnica cinematográfica rejubilaram com o filme. Todo ele demonstra uma incansável minúcia na prossecução da inovação técnica. Planos inovadores, tratamentos de cor até então sem comparação, e o virtuoso usufruto das funcionalidades dos aparelhos de captação de imagem, tudo isto foi conseguido sob a direcção de George Roy Hill. A Academia a isto não ficou indiferente, e entre os quatro Óscares atribuídos a 'Butch Cassidy and the Sundance Kid' figurava o de Melhor Fotografia.
Ainda hoje este filme é considerado uma obra exemplar do género western, e uma inesperada incursão pelo mundo da comédia.
Ainda hoje este filme é homenageado anualmente através do festival de Sundance, presidido por Robert Redford, cujo nome advém da personagem deste no filme.
Ainda hoje milhões relembram o falecido Paul Newman como o terno e sorridente Butch Cassidy.

Guilherme Silva

1 comentário:

Inês Guedes disse...

O filme foi, sinceramente, muito melhor do que eu estava à espera. Pensava que ia assistir a um Western "normal" mas acabou por ser mais que isso. A harmonia entre as duas personagens principais é fantástica. Depois, a fotografia está excelente, como já tinhas referido. O filme proporcionou muitos momentos de entusiasmo e "prendeu" bastante. Parabens pela escolha... *