segunda-feira, março 05, 2012

Programação 2.º Semestre

Design: Luísa Beato


Aqui está a tão aguardada programação completa para o 2.º Semestre 2011-2012.
Como tem sido seu propósito, o Cineclube FDUP prossegue a sua missão na divulgação das diferentes estéticas e filmografias da história do Cinema, num percurso que se inicia na cinema independente americano e termina naquele que é talvez o mais importante realizador brasileiro.

Depois de termos exibido John Cassavetes, o pai do cinema indie americano, mostraremos agora Hal Hartley, nome maior dessa mesma corrente nas décadas de 80 e 90, num dos seus filmes-charneira: "TRUST" (1990).
Segue-se uma estreia absoluta no Cineclube FDUP: o mudo. Não obstante as disputas em torno do recente êxito de The Artist (M. Hazanavicious), o certo é que o cinema mudo voltou a estar nas bocas do mundo. Melhor altura que esta não havia, portanto, para mostrar um clássico imemorial do género: "FAUST" (1926), de F. W. Murnau, obra tributária do movimento expressionista alemão.
Segue-se a obra de um dos grandes realizadores menos conhecidos em Portugal, dada a escassa distribuição comercial dos seus filmes. Falamos do húngaro Bela Tárr, de quem "DAMMNATION" (1987) servirá de aperitivo para o seu próximo filme a estrear em Portugal ("O Cavalo de Turim").

Só para os mais desatentos é que as vitórias de Salaviza e Miguel Gomes, em Cannes, podem surpreender, e prova disso são os nomes do cinema português contemporâneo que há muito dão cartas no circuito internacional. Exemplo disso é, inquestionavelmente, Teresa Villaverde, cuja obra "MUTANTES" (1998) marca, também, a estreia do Cineclube FDUP no cinema português de autor, no caso, aquele fortemente ligado ao realismo social. É, igualmente, um convite aos menos conhecedores do que de melhor se faz no nosso país.
A terminar, e quase em espírito de lusofonia, apresentamos uma obra icónica do chamado Cinema Novo brasileiro, "DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL" (1963; nomeado para Palma de Ouro, em Cannes, em 1964), de Glauber Rocha, autor controverso filiado no neo-realismo italiano e na nouvelle vague de Godard e companhia. Uma oportunidade, outrossim, para mostrar que o cinema brasileiro não se reduz a cidades de deus e tropas de elite.


O ponto de encontro já está marcado: é esta quinta-feira, às 18h15, com "TRUST", precedido da apresentação de Tomé Pereira. Sala 1.01, entrada gratuita.


PROGRAMAÇÃO:

8 Março: TRUST, Hal Hartley | EUA | 1990

22 Março: FAUST, F. W. Murnau | Alemanha | 1926

12 Abril: DAMNATION, Bela Tarr | Hungria | 1987

19 Abril: MUTANTES, Teresa Villaverde | Portugal | 1998

3 Maio: DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, Glauber Rocha | Brasil | 1964

Sem comentários: