domingo, março 11, 2012

Crítica a "Trust" de Hal Hartley


Trust, sem qualquer tipo de preliminares com as formalidades narrativas, anuncia-nos imediatamente, por Maria (antes da evidente mudança a nível de profundidade emocional) um brainstorm de clichés e estereótipos da suburbia americana, plasmados na desistência desta de várias entidades típicas do romantizado ideário da juventude : da escola e da inocência (não propriamente sexual – embora esta, neste caso não exista mais, sendo que se pressupõe que esta Maria não tem a mesma espontaneidade criacionista genética da homónima personagem bíblica – mas antes do distanciamento tácito de determinadas responsabilidades para com a sociedade, quando esta definiu restritas regras de respeitabilidade e de capacidade para as arcar).

Pese embora a situação difícil em que se encontra, Maria confia no seu namorado para um eventual casamento prometido, com a gravidez como eterno dote catalisador das uniões matrimoniais. Porém, tal planeamento de vida choca diretamente com o futuro que tal namorado projetou para si.

Este decurso inicial dos acontecimentos, algo digno de telenovela de ritmo acelerado, revela a ironia que se encontra na superfície deste filme (sendo também um traço distintivo do cinema de Hal Hartley), alternando fluidamente entre o realismo e o absurdo polvilhado de humor deadpan. Como quando o pai morre (literalmente) com a notícia da gravidez de Maria, com esta a chama-lo de “bastard” como ultimas palavras, como se de um antecipado elogio fúnebre por parte de um orador brutalmente honesto se tratasse.

Nesse aspecto, na aparente arbitrariedade de determinadas situações e subplots, Hal Hartley parece partilhar o gosto de Godard pelo absurdo e pela coincidência, sem serem momentos pontuados por apaixonadas reflexões sobre as motivações que regem as acções das diversas personagens, mas um encapsular de vida em modo fast forward, que demonstra a universalidade do sentimento de deriva emocional, quer no domínio das relações humanas que estabelecem, quer na relação com as suas próprias ideologias.

Essa parte humana do filme, apesar das camadas de ironia e absurdo em que esta se camufla, está melhor presente na relação entre Maria e Matthew, que quando se encontram, ambos em momento de fuga de um folclore parental controlador, agem desconfiados, como se tratassem de animais feridos traumatizados pela presença de predadores. Acaba por uni-los o sentimento de não-pertença, quer em casa, onde se passeiam as autoridades parentais que não compreendem, quer o mundo em geral, que os ironicamente os subjuga e às ideologias ainda não formatadas pela realidade material, como Matthew ver-se obrigado a trabalhar na reparação de televisões, quando recusa terminantemente ter algum contacto com esse tipo de tecnologia.

Confiança, seja qual for a fórmula em que se decomponham os diversos sentimentos em que esta se alicerça, é o motor para a osmose emocional e convergência efectiva que ocorre entre os dois, e é apenas isso que sabemos, porque o filme apenas nos mostra uma parte da procura. Da procura de algo em que possamos confiar, a procura de razões para confiarmos em nós próprios.

Sem comentários: