segunda-feira, dezembro 05, 2011

6 Dez.: "SUPER FLY", de Gordon Parks Jr.

Design: Luísa Beato


A programação regular do Cineclube encerra esta terça-feira, dia 6 de Dez., com o filme "SUPER FLY" (1972), de Gordon Parks Jr. É às 18.15, na sala 1.28.


"SUPER FLY" imortalizou a blaxploitation, género cinematográfico emergente nos anos 70, pouco tempo depois das lutas pelos civil rights, e das quais Martin Luther King foi, para toda a comunidade negra, um símbolo (e, também ele, imortal). "SUPER FLY" é o filme icónico, talvez mesmo "o" filme da blaxploitation (só com ele rivalizando "SHAFT", realizado um ano antes), ao condensar em si toda a "fúria de viver" de uma população recorrentemente marginalizada pelo classe dominante (a branca) de então. Com música de Curtis Mayfield, nome maior da soul e do funk norte-americanos (e, ele próprio, um activista pelos direitos civis), é este um filme-documento de uma época, de uma comunidade, de uma inteira civilização chamada América.


E, como já foi anunciado, para a semana haverá SESSÃO DUPLA! Em breve, divulgaremos cartaz. Estejam atentos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Oh, isto de a sessão de cinema da FDUP coincidir com a do ICBAS não dá com nada. Eu que estava a pensar em começar a assistir às 2 terei de fazer escolhas...

Francisco disse...

É verdade, mas, em princípio, no próximo semestre, as sessões do ICBAS mudarão o seu dia de exibição!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Francisco disse...

Ao anónimo que aqui deixou um comentário infeliz (ainda por cima sem ter graça):

o Cineclube é mesmo "Cineclube", e não "Cine Clube". O insulto nunca calha bem, mas ao menos que seja feito com a devida propriedade, já que, como alunos de uma Faculdade de Direit que somos, sempre prezamos muito as formalidades. É um direito, quiçá irritante, que nos assiste. E, por favor, poupe-nos o tempo (1, 2 segundos, uma eternidade) de ter que apagar comentários.

Obrigado.