sábado, dezembro 10, 2011

SESSÃO DUPLA: "OS FILMES QUE NÃO VIMOS EM 2011"

Design: Luísa Beato


Esta terça-feira, e em vésperas natalícias, o Cineclube FDUP despede-se para férias com uma sessão a pensar em todos aqueles que apoiam o clube de cinema mais antigo do panorama universitário.
"OS FILMES QUE NÃO VIMOS EM 2011" é o nome da sessão dupla em que serão exibidos "YOU, THE LIVING" (2007), de Roy Andersson e "ESSENTIAL KILLING" (2010), de Jerzy Skolimowsky. Dois filmes aclamados pela crítica, exibidos em tudo o que é festival e, ainda assim, com uma distribuição escassa no nosso país. Deste ponto de vista, os dois filmes são casos paradigmáticos, já que ambos nunca tiveram exibição comercial, no ano de 2011, na cidade do Porto, mas apenas em Lisboa.
Por isso, e num momento em que florescem na cidade nichos de divulgação cinematográfica, o que permite, de certo modo, suprir a paupérrima distribuição das salas de cinema do circuito comercial (com a excepção, vital, da Medeia Campo Alegre, e outros acasos pontuais), esta é uma boa oportunidade para vermos dois filmes de realizadores consagrados e com um percurso próprio no cinema.

Começaremos às 18h15, com "YOU, THE LIVING". Das 19h50 às 20h20, ofereceremos um pequeno lanche, ao que se seguirá a exibição do tão aguardado "ESSENTIAL KILLNG", que valeu a Skolimowsky e a Vincent Gallo os prémios de melhor filme e melhor actor, respectivamente, no Festival de Veneza deste ano.

Pedimos que quem desejar lanchar e confraternizar no intervalo dos filmes, nos envie um email para cineclubefdup@gmail.com , para que possamos organizar a logística da melhor forma.
De resto, estão todos convidados! Cinéfilos, simpatizantes, curiosos, amigos, amigos de amigos, familiares, estudantes, não-estudantes,... Venham todos, temos o maior gosto! Até lá!

Sem comentários: