sexta-feira, dezembro 04, 2009

a provar

... que ainda se conseguem fazer bons filmes sobre Nova Yorque, em Nova Yorque, sobre as pessoas de Nova Yorque, está New York I Love You.
É evidente que prová-lo não é tarefa fácil e nem tudo corre bem - é quando o filme não consegue ser criativo na reelaboração de clichês associados à vida mundana de uma cidade cosmopolita, aos encontros fortuitos geradores de emoções fortíssimas, aos diálogos adolescentes entre pessoas adultas, àquele teasing cheio de pinta entre homens e mulheres ainda com mais pinta.
Mas quando o consegue, o filme atinge picos deliciosos.
E depois é uma cambada de actores e actrizes cada um melhor que o outro. Deles destaco a prestação de Shia LaBeouf (onde quer que tenha ido buscar aquele passo canhestro, foi buscá-lo muito bem), Hayden Christensen, Ethan Hawke, Chris Cooper, Julie Christie, Eli Wallach e Uguer Yecel. E entretanto, enquanto vou apontado os nomes e revendo o filme na cabeça, começo a duvidar se esta minha avaliação não tem tanto em conta as interpretações quanto as cenas em si em que elas se revelam... (e isto acaba por reflectir um pouco o que foi dito no segundo parágrafo).



Um dos "takes" que mais gostei, filmado por Shekhar Kapur, creio (ah, pois, esqueci-me de mencionar o facto do filme, ou dos filmes, serem realizados por pessoas diferentes - como o inevitável IMBD nos mostra). Na imagem, Julie Christie e Shia LaBeouf em cena sublime.

3 comentários:

rtp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rtp disse...

Concordo com tudo o que diz, Francisco! Ao ler as suas palavras fui revendo, na sua apreciação, as múltiplas impressões que o filme me causou.

Também eu gostei especialmente do pedacinho do filme escrito por Minghella e dirigido por Shekhar Kapur. Sublime, de facto!

Francisco disse...

Obrigado pelo visita, Sra. Professora!

Não sabia que tinha sido escrito pelo Minghella...

Das críticas ao filme que tenho lido, poucas ou nenhumas estão sintonizadas com a minha apreciação (são todas bastante menos elogiosas). No entanto, em quase todas, esta cena em particular é unanimemente aplaudida. :)

Francisco.