quarta-feira, dezembro 09, 2009

Para os (poucos) que não vão ao Jantar de Natal da FDUP...

Debate sobre o novo filme de Michael Moore:

Amanhã, quinta-feira, 10 de Dezembro , na sessão das 21h30

Cinemas Medeia Cidade do Porto

Jorge Campos (documentarista e professor do curso de Artes da Imagem, da ESMAE);

Fernando dos Santos Neves (reitor da Universidade Lusófona do Porto; professor de Ciências Políticas)

 

A Medeia Filmes tem, ao longo dos anos, trazido a debate muitos dos filmes que exibe, participando de forma activa no espaço público em que se insere o trabalho que vem desenvolvendo. Nesse sentido, organizou um debate em torno do último filme de Michael Moore, em exibição no cinema Medeia Cidade do Porto, CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR, em que o cineasta aborda as origens e consequências da actual crise financeira mundial. Polémico, irreverente, desafiador, e actual, o cinema de Moore tem vindo a afirmar-se ao longo de duas décadas, tendo recebido muitos e prestigiados prémios e obtido grande sucesso junto do público.

 

 

CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR / CAPITALISM: A LOVE STORY >Michael Moore

Festival de Veneza > Selecção Oficial em Competição

 

“Capitalismo: Uma História de Amor” é, vinte anos depois, o “fecho do círculo” iniciado com “Roger e Eu”. […] é o filme de alguém que admitiu que a América em que vive já não é (ou talvez nunca tenha sido) a América em que julgava viver, e que compreende que ao mesmo tempo, a força e a limitação do que a sua câmara pode fazer. E aí, ganha-se como, provavelmente, o mais sincero dos filmes de Moore – e, provavelmente, o mais interessante.

Jorge Mourinha, Público

 

Moore denuncia que o sistema faliu […,] exibe as ilegalidades e afrontas das grandes empresas, da banca, e dos especuladores financeiros.

Manuel Halpern, JL

 

Se ainda não viu “Capitalismo, Uma História de Amor” de Michael Moore, vá ver. Pode não simpatizar com o homem, mas fica logo a perceber os casos BPN e BPP.

Eduardo Pitta, blog Da Literatura
www.capitalismalovestory.com

 


Sem comentários: