segunda-feira, março 05, 2007


A segunda parte da nossa programação arranca na próxima terça-feira, dia 13 de Março.
Depois de uma primeira parte dedicada ao início da nova vaga francesa, às primeiras experiências neo-realistas em Itália, ao ofuscado muito embora brilhante policial francês de Clouzot e a um genial, desconcertante, punk e nihilista Naked, de Mike Leigh, avançamos para novos campos da cinematografia.

Agora com uma equipa alargada, a Organização do Cineclube continuará a cruzar épocas, estéticas e indústrias cinematográficas, propondo novos realizadores. Uns conhecidos de todos, outros nem tanto.
Começamos com um filme de 2006 que deu pela primeira vez a Ken Loach, realizador proprietário de uma vasta filmografia, a tão desejada Palma de Ouro em Cannes. O surreal Sétimo Selo, um dos exemplares da estética Noir mais geniais da história do Cinema, será o nosso segundo filme e fechará o mês de Março. Guardámos, novamente, espaço para um dos mentores da nouvelle vague, François Truffaut. Introduziremos a corrente independente americana dos anos 80 com um filme de Jarmusch, no qual participam Begnini e Tom Waits. Os filmes policiais estarão, de novo, bem representados no nosso cartaz, agora com uma película do grande mestre do género, Alfred Hitchcock. Acabaremos com um filme de gangsters, de culto para inúmeros cinéfilos e para tantos outros a película de eleição na filmografia de Tarantino.

A caminho dos 80 associados, o Cineclube da Faculdade de Direito do Porto inicia, deste modo, o seu segundo semestre de vida.

Muito obrigado a todos os nossos associados por terem abraçado este projecto. Até dia 13.

2 comentários:

filipelamas disse...

Só agora descobri este blog. Mais uma visita regular!

. disse...

Esperemos que tanto o blog, como o "novo" cineclube estejam destinados ao sucesso, pelo bem da cultura na nossa já prestigiada faculdade.