quarta-feira, dezembro 24, 2008

Badfellas


Vi ontem pela primeira vez o aclamado Goodfellas (1990), do Scorsese. A melhor coisa do filme foi confirmar no meu interior a minha aversão por filmes sobre a mob. Porque, ao contrário de muita gente, não consigo tirar prazer e gozo da mob em si, enquanto organização. Algo me diz que matar com cinco balázios nos cornos alguém que até aquele dia era o meu irmão de sangue apenas porque ele estacionou mal o carro e levantou suspeitas, tem o seu quê de estranho. E de desagradável, porventura.
Pior, Goodfellas despertou-me muitos deja vus de padrinhos e outros que tais.
Por outro lado lado, se em padrinhos e outros que tais, o relato histórico contextual ainda nos é destacado, e transmitido de uma forma construtiva e interessante, em Goodfellas esse plano é, a meu ver, bastante subalternizado. Quanto ao enredo principal em volta do puto-inocente-depois-membro-da-família Ray Liotta, este é, na minha humilde opinião, tão pouco original que até dá vontade de juntar uns ingredientes para tornar a coisa mais atractiva.
Enfim, vale pelo elenco: Ray Liotta, De Niro (fica-lhe sempre bem o papel de gangster), Paul Sorvino e Joe Pesci (por esta ordem na fotografia).

ADITAMENTO:Depois de escrever e publicar este texto, dei uma vista de olhos pelo google, curioso por saber de outras opiniões sobre o filme. Desde "um dos melhores filmes dos anos 90" a "inspirador de todos os filmes noir póstumos", todos os honrosos qualificativos contradizem a minha apreciação. Eheh... bem, o que posso dizer? Que detesto mesmo a merda da máfia e os filmes sobre ela!

4 comentários:

-~- disse...

eu gosto muito da construção da linearidade temporal deste filme. ótimas elipses.

abração, acompanho sempre e divulgo seus textos no cinezine.com.br

Francisco disse...

Tiago, o teu comentário é só o primeiro dos muitos insultos (críticos, leia-se) que me vão cair em cima! É sempre o que acontece quando "xingo" em conhecidos filmes sobre a máfia. :)

Um abraço e um obrigado!

azpegik disse...

Pois eu concordo contigo! Nunca me delumbrou este "Goodfellas". Não sendo um mau filme (longe disso até), não acho que seja uma obra-prima como é apregoada nos 4 cantos da internet. Acho por exemplo o filme "Casino" do mesmo genero e realizador um filme superior. Abraços.

Anónimo disse...

penso que a sua critica e demasiado forte e pouco contundente, o filme tem tanto de real como a personagem Hernry Hill, pois este mafioso existiu mesmo e a historia e baseada em factos reais, em relaçao ao filme em si esta ao nivel de outros do Scorsese e ao nivel dos filmes mafiosos, frio, cru e directo, com uma grande simplicidade e valorosas interpretaçoes