segunda-feira, março 10, 2014

11 de Março: O ESPÍRITO DA COLMEIA (1973), de Víctor Erice


É já amanhã (Terça-feira, 11 de Março), o regresso do Cineclube FDUP, com o filme O Espírito da Colmeia (1973), de Víctor Erice. A sessão tem início às 18h15, na sala 0.01, na FDUP. A entrada é gratuita.




Autor fundamental do cinema contemporâneo, (...) o espanhol Víctor Erice é um extraordinário e raro cineasta. O seu trabalho, iniciado nos anos sessenta, composto por três longas-metragens realizadas entre 1973 e 1992 (O ESPÍRITO DA COLMEIA, O SUL, O SOL DO MARMELEIRO), e nesse sentido esparso, tem a marca de um extremo rigor, a centralidade do tempo, a primazia da luz, a noção da materialidade do próprio processo cinematográfico. (...)
A primeira longa-metragem de Víctor Erice é um dos melhores filmes espanhóis de sempre, construído à volta do mito de Frankenstein, recriado no espírito de uma criança depois de ver o filme de James Whale num cinema ambulante. O ESPÍRITO DA COLMEIA desenvolve- -se na atmosfera deprimente e opressiva da província espanhola nos anos que se seguiram ao fim da Guerra Civil e ao mesmo tempo num clima algo irreal.
 
Texto retirado da Cinemateca, ali.

Sem comentários: