sexta-feira, fevereiro 03, 2012

"Ciclos Pequenos", pelo Cineclube da Maia

Neste mês de Fevereiro, o Cineclube da Maia vai dar início à realização dos Ciclos Pequenos, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia. Tratam-se de ciclos temáticos, a decorrer paralelamente aos eventos mensais no Cinema Venepor, e com sessões à quinta-feira à noite. Para este primeiro ciclo, convidou-se o Professor Luís Humberto Marcos, coordenador do Curso de Ciências de Comunicação no ISMAI e director do Museu da Imprensa, para programar três filmes sobre o tema "Comunicação e Média".






"Pequeno Ciclo, Grandes Obras, O ciclo começa com um traço cruel da actualidade - a ditadura das audiências! - e termina com um dos expoentes máximos da cinematografia mundial: o Citizen Kane. O império de Hearst (1863-1951), o 1º grande magnata da história dos média, teve discípulos e imitadores. Fracos, digamos. Talvez porque nunca mais alguém chegou aos pés da figura que serviu de referência a Orson Welles.Parte-se da actualidade - ditadura das audiências, fria e sangrenta como qualquer ditadura - e recua-se até à época d'ouro da imprensa, quando a rádio já começava a ameaçar o primado da 'galáxia de Gutenberg'. Anos 40 do séc. XX. Entre os dois tempos está a expressão daquilo que melhor evidencia o poder do jornalismo: caso Watergate, com 'Os filhos do presidente'. É a ficção de uma realidade verdadeira. A obra mostra o melhor exemplo, à escala mundial, do poder soberano do jornalismo.Nestas três obras do ciclo estão três poderes em equação: o poder do Capital, o poder do Jornalismo e o poder das Audiências. Lumet, Pakua e Welles mostram-nos bem a magia do cinema, através de realidades que se anteciparam à ficção. A sua mestria abre-nos as portas para grandes reflexões. Porque os três poderes continuam na ordem do dia. Mesmo que as roupagens nos iludam e a realidade pareça diferente." (Luís Humberto Marcos)


Data/Hora: 2, 9 e 16 de Fevereiro de 2012, 21h30
Local: Pequeno Auditório do Fórum da Maia
Preço: 2€* normal entrada gratuita para associados(* a presença nas três sessões do ciclo dá direito a um cartão de associado semestral)

2 FEV "Network" (Escândalo na TV) com apresentação do ciclo por Luís Humberto Marcos[realização: Sidney Lumet Cor 1976 EUA Drama 121min M/12]

9 FEV "All the President's Man" (Os Homens do Presidente) [realização: Alan J. Pakula Cor 1976 EUA Drama, Thriller 133min M/12]

16 FEV "Citizen Kane" (O Mundo a Seus Pés) [realização: Orson Welles P/B 1941 EUA Drama 119min M/12]

Sem comentários: