domingo, julho 04, 2010

triste constatação

É estranho já não encontrar o Medeia Cidade do Porto naquele rectangulozinho no canto lateral esquerdo de uma das páginas par do P2, do Público.
O cinema no Porto (metropolitano) ficou (muito) mais pobre e digo isto sem tergiversações de foro político ou económico: há menos cinema de qualidade (note-se bem na articulação das palavras); há menos cinema alternativo a 95% do cinema que passa nas grandes superfícies comerciais; há menos motivos pessoalíssimos de descoberta e gozo que (quase) sempre me envolviam (a mim e a muita gente) por ir ver um filme a uma sala de cinema como era a do "Cidade do Porto" (e com isto não estou a dizer que gostei de todos os filmes que lá vi, naturalmente).
O último filme que lá vi creio ter sido o (magnífico) Les Herbes Folles (do Alain Resnais), de que me aproveito agora para fazer uma pergunta muito simples (e provavelmente batida): se o filme tivesse chegado hoje a Portugal, onde o poderíamos ver no Porto (metropolitano)? Talvez no Campo Alegre, com sorte e eventualmente com um atraso signficativo; talvez no Nun'Álvares, com mais sorte ainda (até porque ainda não consegui compreender o critério da programação) e com as mesmas possibilidades de atraso*.
Talvez, talvez.


* Ou talvez num dos Cineclubes universitários - convém não esquecer que eles estão aí, cada vez mais numerosos e sedimentados.

Sem comentários: