sábado, julho 17, 2010

domingo, julho 11, 2010

Flying Lotus meets Bruce Lee




"Dirty Chopsticks", do produtor e multi-instrumentista Flying Lotus (a título de curiosidade - é sobrinho de Alice e e John Coltrane).

"Two of my favorite things: Hip-hop and old-school kung-fu flicks", reza assim um comentário no youtube.

sexta-feira, julho 09, 2010

o chamado "papelão"


Não só carrega o mundo às costas (no filme, enquanto personagem), como também carrega o próprio filme às costas. Io sono l'amore (2009, Luca Guadagnino) vive de Tilda Swinton, e vive muito bem.

domingo, julho 04, 2010

triste constatação

É estranho já não encontrar o Medeia Cidade do Porto naquele rectangulozinho no canto lateral esquerdo de uma das páginas par do P2, do Público.
O cinema no Porto (metropolitano) ficou (muito) mais pobre e digo isto sem tergiversações de foro político ou económico: há menos cinema de qualidade (note-se bem na articulação das palavras); há menos cinema alternativo a 95% do cinema que passa nas grandes superfícies comerciais; há menos motivos pessoalíssimos de descoberta e gozo que (quase) sempre me envolviam (a mim e a muita gente) por ir ver um filme a uma sala de cinema como era a do "Cidade do Porto" (e com isto não estou a dizer que gostei de todos os filmes que lá vi, naturalmente).
O último filme que lá vi creio ter sido o (magnífico) Les Herbes Folles (do Alain Resnais), de que me aproveito agora para fazer uma pergunta muito simples (e provavelmente batida): se o filme tivesse chegado hoje a Portugal, onde o poderíamos ver no Porto (metropolitano)? Talvez no Campo Alegre, com sorte e eventualmente com um atraso signficativo; talvez no Nun'Álvares, com mais sorte ainda (até porque ainda não consegui compreender o critério da programação) e com as mesmas possibilidades de atraso*.
Talvez, talvez.


* Ou talvez num dos Cineclubes universitários - convém não esquecer que eles estão aí, cada vez mais numerosos e sedimentados.