Hoje estava a rever, para aí pela quadragésima terceira vez, o videoclip da música "Six Days" - faixa de The Private Press (2002), disco de um génio chamado DJ Shadow -, quando dei por mim a pensar que aquilo bem poderia ter sido feito pelo Wong Kar-wai. Não só pelos olhos em bico das personagens, mas sobretudo pelas ambiente profundamente intimista do video, preenchido por cores maravilhosamente trabalhadas no rendilhado característico dos filmes que lhe conheço: a paisagem urbana, as movimentações simultaneamente felinas e lânguidas das personagens, a sua sensualidade, o modo como os seus corpos se "colam" e se separam abruptamente. A tensão constante entre uma aparente serenidade e o abandono (e consequente solidão, sempre ela...).
Como dizer?... É toda uma forma de filmar Wong Kar-waiana...
Vai daí, fui tentar saber um pouco mais do videoclip. A Wikipédia foi implacável: "The single "Six Days" featured a promotional video directed by Wong Kar-wai". Mas há mais!:
"Shadow was keen to try something new and different for this video and approached Wong Kar-Wai, one of his favorite filmmakers. It turned out that Kar-Wai was a fan of Shadow's music and was keen to direct for him. The idea was to make a short film revolving around the song's hook line, "Tomorrow never comes until it's too late...." The plot centers around a guy who, upon discovering his girlfriend has betrayed him, tries to destroy all traces of their relationship, eventually realizing that what is done cannot be undone.
WKW cast Chang Chen (Crouching Tiger, Hidden Dragon) as the lead actor; Danielle Graham, Asia's current leading model, plays his woman. The video was shot by famed cinematographer Christopher Doyle, who has worked on all of WKW's films and has also shot films by directors Gus Van Sant, Barry Levinson and Philip Noyce".
Que continuem admiradores um do outro e façam mais coisas como estas!:
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