quinta-feira, janeiro 10, 2008

Eastern Promises, de David Cronenberg



Viggo Mortensen, Naomi Watts e Vincent Cassel são os principais actores deste filme do realizador de Crash, eXistenZ e A History of Violence.
Mais que uma crítica técnica, quero dar a minha opinião sobre o filme. E constato que cada vez mais tenho apatia por grandes/médias produções.
Acho que é um filme que entra na linha do history of violence, também com Viggo, e com Maria Bello, no sentido em que as cenas de violência são realmente violentas. Reais, duras, sem esconder uma gota de sangue, e que nos deixam a pensar não só na fragilidade do corpo humano, mas também na crueldade dos homens quando se trata de infligir dor ao próximo. É assustador. Nesse aspecto, Cronenberg leva uma salva de palmas.
Gostei imenso de alguns planos do filme, nomeando dois, escolho uns quase no início do filme: a primeira cena em que Naomi conduz a sua moto, em que temos uma sensação de filme dos anos 50 a 60, onde a moto está dentro do estúdio, com um filme com a paisagem a passar por trás; o segundo, é a primeira cena entre Naomi e a mãe, com a câmara a seguir uma simples caneca.... Não sei porquê, mas gostei imenso.
Vincent Cassel tem uma interpretação fabulosa, bem como Viggo - à altura do que já nos habituou. Perfeito papel de mafioso russo.


A fost sau n-a fost? (12:08 A Este de Bucareste), de Corneliu Porumboiu



Premiado em Cannes e Copenhaga, nomeado em mais 9, este filme oriundo da Roménia foi uma pérola que recebi no cinema do Campo Alegre (local sagrado de peregrinação). Não vou listas os 3 actores principais, já que os seus nomes são de difícil escrita, mas podem seguir o link acima e ver. Foram fantásticos, num dos argumentos mais inteligentes e divertidos que alguma vez vi, e com uma realização de outro mundo. Realmente, o leste ainda tem muitas cartas a dar neste campo.
O filme decorre numa cidadezinha na Roménia, no Natal, onde a televisão local planeia um programa para esclarecer se houve ou não revolução também naquela cidade, 16 anos antes com a queda do Comunismo e fuga de Ceausescu.
Com algumas coisas a lembrar Jarmusch (esta é do joe), temos um início de dia com petardos traquinas desancar a paciência dos habitantes da pequena cidade, que se alvoroça ainda mais na altura da discussão sobre a Revolução, onde se acaba por discutir pequenas e hilariantes coisas que nada têm a ver com o dito acontecimento.
Não me posso alargar, mesmo, porque o filme, só visto é que vale a pena.

Sem comentários: