terça-feira, novembro 10, 2009

pormaiores

Uma das coisas que mais gosto no blog do nosso (de todos os que o visitam!) Cineclube, é o rectângulozinho que o Tiago Ramalho um dia colocou no fimzinho da barra lateral à direita. Pode passar despercebido, não chamar a atenção ou estar lá há tanto tempo que já ninguém o lê (se é que alguma vez o leu).
Pois bem, eu sempre que visito este blog não deixo de o ler, reler e treler. E aprecio inclusivamente essa aura semi-oculta que o rodeia. Do dito rectângulozinho ressalta, desde a primeira vez que o mirei, um aspecto - o título. "O Cinema. A Palavra.": assim se guarda, a cinza, um cantinho deste blog para esse cruzamento, tão profundo quanto natural.
E deste gostinho especial (e é a quarta vez neste apontamento que acabo uma palavra em "inho") retiro o pretexto para este post.
O filme é o Una giornata particolare (1977, de Ettore Scola - realizador, entre outros, do Le Bal, já passado pelo Cineclube) e as palavras são de Don Delillo, no livro Os Nomes. O cruzamento será porventura mais nítido para quem viu o filme, ainda que não tenha lido o livro.




À luz de um céu carregado, a cidade é imediata e esculpida. Desapareceram os mantos brancos de Verão, os seus erros de distância e de perspectiva. Há ângulos de sombra, superfícies iluminadas, zonas de arcos acinzentados e tons de aguarela. A roupa esvoaça no cimo dos telhados e nas varandas. Sob um céu carregado, com uma forte trovoada a aproximar-se pesadamente por cima do golfo, esta roupa lavada ondulando ao vento consegue ser algo emblemático e comovente. Sempre a roupa (...).

Os actores: Sophia Loren e Marcello Mastroianni.




2 comentários:

MJ disse...

É um belo filme. Tão italiano. Que dupla.

Beijinhos

Francisco disse...

Dedo italiano... flagrante, de facto.
Partilhas da ideia do cruzamento fotografia/palavra sugerido?