terça-feira, setembro 29, 2009

La Notte - Antonioni - 5 ªF - 1/10/2009 - 18h - entrada gratuita

(Depois do título em estilo telegrama, o texto mais normalzinho)
Esta 5ª - feira inicia o cineclube FDUP mais um ciclo de sessões. O cartaz desta sessão, já afixado em cinco diferentes pontos, omite um ponto revelado no cartaz geral. A sessão é as 18h e a entrada é gratuita (sem cartões nem complicações). O convite está lançado: Aparece, Apareça, Apareçam :)

Cineclube - 1º semestre 09/10

01/10/09
La Notte - Michelangelo Antonioni

22/10/09
The Elephant Man - David Lynch

05/11/09
Aguirre, der Zorn Gottes - Werner Herzog

19/11/09
Cool Hand Luke - Stuart Rosenberg

03/12/09
Los Lunes al Sol - Fernando León de Aranoa

Aparece.
A entrada é gratuita.

sábado, setembro 26, 2009

The 36th Chamber of Shaolin (1978)



Nunca me canso de ver este filme, por mais que o reveja é como se fosse sempre a primeira vez … Um clássico

quinta-feira, setembro 24, 2009

Cartaz Novo

Samora-FanClub - Rogério Samora em "O Delfim"

Enquanto passeava eu pela internet, descobri uma coisa fantástica. Que existe um Samora-FanClub em Portugal, destinado apenas à promoção do Rogério Samora, com vídeos no youtube e artigos sobre novelas pelo Google fora. Confesso que fiquei abismado com tal agrupamento, e fiquei desde logo a pensar que pela FDUP também devem existir grupos assim, destinados a promover o nosso Guilherme.

O vídeo que me chamou a atenção para o Samora-Fanclub



P.S. – Se alguém tiver em casa, ou tiver acesso ao filme “ O Delfim” ou “ A Balada da praia dos cães “, faria de mim uma pessoa muito feliz, pois há já bastante tempo que os procuro para ver e simplesmente não consigo encontrar.

terça-feira, setembro 22, 2009

Porquê


que tanta gente diz tão bem de Days of Heaven (Terrence Malick, 1978)?

À excepção da fotografia, sinceramente não sei.

segunda-feira, setembro 14, 2009

DVDteca da FDUP

Conhece aqui os filmes disponíveis na DVDteca da biblioteca da FDUP.

domingo, setembro 13, 2009

First Blood (1982)


Revê-lo revelou-se uma óptima surpresa.
Um filme de acção com Sylvester Stallone, que nos remete para o problema dos filhos da guerra e a vida que levam longe dela. Credível, bem conseguido, com óptimas interpretações e actual, uma grande surpresa, sem dúvida.

p.s.: também conhecido como Rambo I.

sexta-feira, setembro 11, 2009

09/2010

Nos próximos meses, o mercado cinematográfico será inundado por farta e boa oferta. Infelizmente, o mercado cinematográfico português é ainda bastante débil. Não questiono as opções das principais distribuidoras cinematográficas portuguesas, mas acredito que um pouco mais de variedade não melindraria alguém.
Assim, divido em dois grupos os filmes sobre que de seguida escrevo: aqueles que todos irão ver, e aqueles que nem sequer nos vamos aperceber que por aqui passaram (porque, muitas vezes, de facto não passaram).

Aqueles que todos irão ver:

Avatar - James Cameron
De novo vos falo de Avatar, mas acreditem que compreensivelmente. Muitos são os que o vaticinam como a primeira grande aventura gráfica do novo século. Um "choque térmico" como foi Titanic, há 12 anos, também de James Cameron, que desde então tem-se mantido fora das luzes da ribalta, preparando um (este) regresso em alta.
Uma história de ficção-cientifica de que pouco se sabe ainda (ou sou eu que me tenho mantido bem resguardado). Promete, acredito.

District 9 - Neill Blomkamp
Outro repetido, mas se há meses tivesse dividido os filmes em dois grupos, este decerto ficaria no grupo d'aqueles que nem sequer nos vamos aperceber que por aqui passaram.
É a surpresa do ano, sem duvida. Do estreante Neill Blomkamp, uma aventura na terra, mas pouco terrestre.

The Informant! - Steven Soderbergh
Aborda a problemática da fraudulenta gestão de multinacionais, bem como o submundo do mundo dos negócios, tudo num registo humorístico algo negro. Com um Matt Damon que dizem surpreendente, um filme decerto interessante.

The Man who Stare at Goats - Grant Heslov
Uma fusão de ficção-cientifica, acção e comédia, com um elenco de luxo, encabeçado por George Clooney e Ewan McGregor.

Nine - Rob Marshall
Depois de Chicago (2002), outro musical de Rob Marshall destinado ao sucesso.
Também recheado de estrelas, e com a presença do misterioso e bastante selectivo Daniel Day-Lewis, é um filme que decerto fará as delicias de muitos.
Não aprecio o género, mas parece-me que daqui sairá uma boa produção.

The Lovely Bones - Peter Jackson
Admito que andei indeciso sobre em que grupo deveria colocar este filme. Mas no fim a escolha pareceu-me obvia. Peter Jackson é Peter Jackson. Peter Jackson é detentor de inumeros recordes no mundo cinematográfico, e vale milhões. Peter Jackson é o realizador da trilogia do Senhor dos Aneis, e um dos mais recentes produtores de sucesso em Hollywood.
De novo nos traz uma história fantástica, mas desta festa envolta em crime e suspense. Decerto surpreendente.

Aqueles que nem sequer nos vamos aperceber que por aqui passaram:

Where the Wild Things Are - Spike Jonze
Do visionário realizador de culto de inumeros videoclips das ultimas décadas, este filme é outro dos repetentes do meu post de há meses.
Uma adaptação ao cinema da obra de Maurice Sendak que promete encher o ecran de cenas fantásticas e comoventes. Um filme para a familia, que decerto no fim se descobrirá ser bem mais que isso.

The Imaginarium of Doctor Parnassus - Terry Gilliam
Aquele que para sempre ficará conhecido como o ultimo filme de Heath Ledger. Com o projecto ameaçado pela subita morte do actor, o realizador teve a brilhante ideia (que decerto acabará por levar o filme bem mais longe do que de inicio se esperaria) de fazer Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell filmarem as cenas que faltavam a Heath Ledger, ajustando o argumento a tal "aventura".

The Invention of Lying - Ricky Gervais e Matthew Robinson
De Ricky Gervais e com Ricky Gervais (o criador da série de sucesso, The Office), este filme decerto não deveria passar despercebido do grande publico.

Antichrist - Lars von Trier
Nomeado para a Palma de Ouro em Cannes, este filme gerou reacções bem distintas durante o certame. Violento e chocante, um filme a ver se se tiver estomago.

Gentlemen Broncos - Jared Hess
Uma aventura pelo mundo da comédia, com a participação de Jermaine Clement, meia-parte dos Flight of the Conchords.

Fantastic Mr. Fox - Wes Anderson
A primeira incursão pelo mundo digital do irrepreensivel Wes Anderson. Com um elenco de luxo, algo me fez coloca-lo neste segundo grupo. Não é por mal, adoro os seus filmes, mas não sei porquê acabam sempre por passar bem despercebidos do grande público.

The Girlfriend Experience - Steven Soderbergh
Cheira-me que é de facto uma experiência. Steven Sodenberg pegou numa bela actriz pornográfica, Sasha Grey, e fez dela uma actriz de cinema "normal". Dizem que a receita não ficou famosa, mas ainda assim surge em mim grande curiosidade. O argumento também não parece mau. Vou fazer por ver, sem duvida.


terça-feira, setembro 08, 2009

Inglorious Bastards - ainda a loucura,

desta feita sob a forma de beleza.
A actriz chama-se Mélanie Laurent. Quando a vi, no filme de Tarantino, assomou-me imediatamente a certeza de que já tinha visto aquele encanto em qualquer lado. Como não sou actor de cinema nem frequento o meio - é pena, para o caso - tive que me mentalizar abatidamente que só a podia ter visto num outro filme.... Cruel, mas é assim a vida.
Hoje descobri que foi em Paris (2008), de Cédric Klapisch, que pela primeira vez me cruzei com tão desarmante charme e delicadeza. E fogo, também...


em Inglorious Bastards.


em Paris.

Ah, também é boa actriz. A sério. :)

segunda-feira, setembro 07, 2009

a loucura por detrás da loucura

Sobre Inglorious Bastards, com tanto o que já se disse e escreveu por aí, pouco me resta acrescentar, mais não seja pelo receio de olvidar algum dos mil e um momentos, pormenores e alusões tão peculiares que a fita passa. A não ser, talvez, este apontamento partilhado com uma amiga à saida da sala de cinema:

É preciso muita loucura para realizar um filme da forma como Inglorious Bastards foi realizado. Quem o realizou?

Mas, por debaixo da ponta do iceberg, há mais: é preciso uma loucura ainda mais desconcertante para escrever o argumento de um filme como Inglorious Bastard. Quem o escreveu?

Pois. É insanidade a dobrar. E brilhantismo. Muito.
E este é, mesmo que não pareça à primeira vista ao leitor, o maior tributo que posso fazer ao homem.
Curvo-me.

sábado, setembro 05, 2009

As Quatro Cabeleiras do Após-Calipso

Hoje, no DN gente, suplemento do DN, página 14:
"Em Portugal, os filmes dos Beatles ficaram associados a um dos mais descabelados títulos alguma vez inventados para exibição comercial. As Quatro Cabeleiras do Após-Calipso foi o nome dado a A Hard Day's Night, o primeiro filme dos Fab Four, de 1964".
Nas páginas 6 e 7 surge o cartaz desses "quatro cabeleiras". Assim reza (usarei as técnicas ao meu dispor para ficar próximo das variações do formato das letras):

FINALMENTE!!!
OS FABULOSOS
BEATLES
NO SEU ELECTRIZANTE E APLAUDIDO FILME
OS QUATRO CABELEIRAS DO APÓS-CALIPSO
(A HARD DAY'S NIGHT)
CABELUDOS!...DESGRENHADOS!...
MAS COM UM RITMO DOS DIABOS!!!